Instruções de alta para cardioversor-desfibrilador implantável (CDI)
Você passou por um procedimento para inserir um cardioversor-desfibrilador implantável (CDI). Depois de inserido no seu corpo, um CDI monitora seu ritmo cardíaco (a velocidade e o padrão dos seus batimentos cardíacos). Se seu ritmo ficar muito rápido, pode ser fatal. O CDI ajuda a corrigir esse ritmo muito rápido enviando um choque elétrico. A maioria dos CDIs pode tratar também batimentos cardíacos muito lentos, monitorando sua frequência cardíaca e enviando sinais elétricos, conforme necessário. Conforme você se recupera, siga as instruções abaixo. Siga também qualquer outra instrução dada a você pelo médico.
Atividade
-
Não dirija até que o médico diga que pode fazê-lo. É recomendável não dirigir até que o médico aconselhe, depois do primeiro implante e novamente se o dispositivo disparar. Os ritmos cardíacos potencialmente fatais que esses dispositivos tratam podem fazer com que você perca a consciência, o que seria muito perigoso se você estiver dirigindo.
-
Limite suas atividades, conforme indicado.
-
Pergunte ao médico se há limitações para banhos.
-
Se você estiver usando uma tipoia de braço, mantenha o braço na tipoia pelo tempo que o médico solicitar. Mas certifique-se de que o braço não fique completamente imobilizado por mais de uma semana. Isso pode causar rigidez no ombro.
-
Não levante o braço no lado da incisão acima do nível do ombro nem estique o braço atrás das costas pelo tempo que o médico aconselhar. Isso dá aos fios condutores do dispositivo tempo para se prenderem com segurança dentro do seu coração.
-
Pergunte ao médico quanto tempo esperar para voltar ao trabalho e se você terá alguma limitação nas suas obrigações de trabalho por algum período. Se você tiver um trabalho que exige carteira de motorista comercial, esteja ciente de que ter um CDI implantado é uma restrição para esse tipo de carteira.
Outras precauções
-
Durante sete dias após a implantação do seu dispositivo, meça sua temperatura e verifique a incisão todos os dias para ver se há sinais de infecção. Esses sinais incluem vermelhidão, inchaço, secreção ou calor.
-
Tome os seus medicamentos exatamente conforme indicado. Não pule nenhuma dose nem interrompa os medicamentos sem antes falar com o médico. Informe ao médico se tiver qualquer sintoma novo que possa ser um efeito colateral.
-
Carregue um cartão de identificação que contenha informações sobre o seu CDI. Você deve receber um cartão de identificação temporário com informações sobre seu CDI. Você receberá um cartão permanente que será enviado pelo correio. Carregue este cartão com você. Você pode mostrar este cartão se seu CDI disparar um detector de metais. Você também deve mostrá-lo para não passar pela inspeção de segurança com dispositivo portátil.
-
Antes de fazer qualquer tratamento, diga ao médico e ao dentista que tem um CDI.
-
Tenha cuidado ao usar telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos. Mantenha-os a 15 centímetros de distância do CDI. É mais seguro segurar todos os telefones celulares no ouvido, longe do CDI ou usar a configuração do modo viva-voz. Não coloque seu telefone ou dispositivo eletrônico no bolso do peito, sobre o CDI. Os especialistas aconselham colocar o celular e outros eletrônicos no bolso ou bolsa abaixo da cintura. A maioria dos celulares e dispositivos eletrônicos não interfere nos CDIs. Porém, alguns celulares e dispositivos eletrônicos, como relógios inteligentes, usam ímãs poderosos para carga sem fio. Eles podem interferir no funcionamento normal do seu CDI. O ímã usado para carregar ou outros acessórios magnéticos também interferem no funcionamento normal do CDI. Esses dispositivos devem ficar longe do seu CDI durante armazenamento ou carga sem fio. Siga todas as outras instruções fornecidas pelo médico ou pelo fabricante do seu CDI.
-
Fique longe de ímãs fortes. Por exemplo, aqueles usados em ressonâncias magnéticas ou em bastões de segurança portáteis. Pergunte ao médico se o seu CDI é compatível com ressonância magnética. A maioria dos CDIs hoje em dia é compatível com ressonância magnética.
-
Fique longe de campos elétricos fortes. Por exemplo, aqueles formados por torres de transmissão de rádio, rádios “amadoras” e equipamentos elétricos pesados.
-
Não se incline sobre o capô aberto de um carro ligado. O motor ligado cria um campo elétrico. Tirando o seu carro, a maioria dos utensílios domésticos, como o micro-ondas, são perfeitamente seguros. Os equipamentos de jardinagem mais comuns, como o cortador de grama, são seguros. Se você usa ferramentas comerciais, como um soldador ao arco, consulte o seu médico para obter orientações.
-
Vá ao médico regularmente. Ele irá verificar o dispositivo para ter certeza de que continua funcionando corretamente.
Cuidados de acompanhamento
Faça o acompanhamento com o seu médico conforme recomendado.
Pergunte ao médico sobre o monitoramento remoto do seu CDI. Seu CDI pode ter um sistema de monitoramento remoto que pode enviar informações por telefone ou internet ao médico.
Se não for possível monitorar seu dispositivo remotamente, você fará exames periódicos no consultório do cardiologista para verificar o funcionamento e a vida útil da bateria do seu CDI. Em média, planeje que o seu dispositivo seja verificado a cada seis meses ou conforme instruído pelo médico. A bateria do gerador pode durar entre 10–12 anos.
Quando ligar para o seu médico
Ligue para o médico imediatamente se tiver:
-
Uma sensação de “choque” do CDI. Isso pode parecer como um chute no peito.
-
Febre acima de 38 °C ou conforme indicado pelo profissional da saúde
-
Sinais de infecção no local da sua incisão. Por exemplo, vermelhidão, inchaço, secreção ou calor.
-
Espasmos no peito ou nos músculos abdominais
-
Dor crescente em volta do CDI
-
Sangramento no local da incisão
-
Inchaço no braço do lado da incisão
-
Soluço descontrolado
Ligue para o 911
Ligue para o 911 imediatamente em qualquer um dos seguintes casos:
-
Se você sofrer mais de um choque
-
Se você perder a consciência com o choque
-
Se você apresentar outros sintomas graves, como dor no peito, antes ou depois do choque
Online Medical Reviewer:
Ronald Karlin MD
Online Medical Reviewer:
Stacey Wojcik MBA BSN RN
Online Medical Reviewer:
Steven Kang MD
Date Last Reviewed:
7/1/2023
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.