Os exercícios de amplitude de movimento permitem que você mova as articulações em todos os sentidos que elas podem se mover. Você deve fazer esses exercícios para cada articulação 2 a 3 vezes por dia. Isso ajudará a manter todas as suas articulações em pleno funcionamento.
A seguir, uma amostra de exercícios de amplitude de movimento: para o pescoço, ombros, cotovelos, quadris, joelhos e tornozelos. Para mover completamente cada articulação com total amplitude de movimento, você precisará fazer alguns exercícios para cada articulação. Um fisioterapeuta ou treinador pode ensinar como fazer os exercícios de amplitude de movimento para cada articulação.
Repita cada um destes exercícios de 5 a 10 vezes. Lembre-se de mover lentamente:
-
Virada de pescoço. Sente-se em uma cadeira com apoio reto. Olhe para a frente. Lentamente, vire a cabeça para a direita e retorne ao centro. Repita. Faça o mesmo, girando a cabeça para a esquerda. Repita.
-
Elevação de ombros. Deite-se de costas no chão ou sente-se em uma cadeira. Levante um braço acima da cabeça, mantendo o cotovelo reto. Mantenha o braço perto da orelha. Lentamente, volte-o para a posição original. Repita com o outro braço.
-
Alongamento de cotovelo. Sente-se em uma cadeira. Se conseguir, estique ambos os braços para formar um T. Lentamente, encoste nos ombros com as pontas dos dedos. Então, volte à posição de T. Repita.
-
Alongamento de quadril. Deite-se de costas no chão com as pernas esticadas e a cerca de 15 cm uma da outra. Com o pé flexionado, deslize a perna para o outro lado e volte-a à posição inicial. Repita com a outra perna.
-
Dobradura de joelho. Sente-se em uma cadeira com os joelhos dobrados à sua frente. Estique uma perna o máximo possível e traga-a de volta ao chão. Repita isso de 5 a 10 vezes. Então, repita com a outra perna.
-
Alongamento de tornozelo. Sente-se com os pés plantados no chão. Levante os dedos dos pés do chão, mantendo os calcanhares no chão. Repita. Então, levante os calcanhares, mantendo os dedos no chão. Repita.