Problemas da artéria carótida: Acidente vascular cerebral
As artérias carótidas são grandes vasos sanguíneos que transportam sangue para o cérebro. Quando essas artérias estão saudáveis, o cérebro obtém todo o oxigênio e nutrientes de que precisa para funcionar bem. Mas se as carótidas estiverem danificadas, isso aumenta muito o risco de um acidente vascular cerebral. Esse acidente é uma perda repentina da função cerebral causada pela falta de fluxo sanguíneo e oxigênio.
 |
Pequenos pedaços de um coágulo sanguíneo chamado êmbolo se desprendem e entram na corrente sanguínea e vão até o cérebro. O tecido cerebral é danificado quando os êmbolos bloqueiam as artérias cerebrais. |
Como os danos a uma artéria levam a um AVC
Uma artéria carótida saudável é lisa por dentro, como um tubo. Mas problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e tabagismo, danificam o interior da parede arterial e a deixam áspera. Isso permite que depósitos de gordura chamados placas se acumulem na parede da artéria. Os coágulos sanguíneos, chamados êmbolos, também podem se formar na placa. Se pedaços de placa ou êmbolos se soltam, eles podem fluir para o sangue e ficar presos em um pequeno vaso sanguíneo no cérebro. Isso bloqueia o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro e causa um AVC.
Sintomas de um AVC
Abaixo estão os sintomas comuns de um AVC. Se você apresentar algum destes sintomas, ligue imediatamente para a emergência. O tratamento médico rápido para um AVC é fundamental. Quanto mais se espera para obter ajuda, mais danos um AVC pode causar.
-
Dormência súbita ou fraqueza do rosto, braço ou perna, principalmente em um lado do corpo
-
Confusão súbita ou dificuldade para falar ou entender outras pessoas
-
Problemas repentinos de visão em um ou nos dois olhos
-
Problemas repentinos para caminhar, tontura ou perda de equilíbrio ou coordenação
-
Dor de cabeça súbita e intensa sem causa conhecida
-
Novas convulsões súbitas
Ataque isquêmico transitório (AIT)
O ataque isquêmico transitório (AIT) é um mini-AVC. Ele é um sinal de alerta de que um AVC maior pode acontecer em um futuro próximo. Um AIT é quando uma artéria para o cérebro é bloqueada por um breve período. Isso causará sintomas semelhantes aos de um AVC. Mas com um AIT, duram um curto período, de alguns segundos a algumas horas. Nunca ignore nenhum sintoma de AIT ou AVC. Ligue imediatamente para a emergência.
F.A.S.T.
A escala F.A.S.T. é um modo fácil de se lembrar dos sinais de um AVC ou AIT. Se você notar algum desses sinais, ligue para a emergência rapidamente.
F.A.S.T. significa:
-
F correlaciona-se ao “rosto caído” (paralisia facial). Um lado do rosto apresenta-se caído ou dormente. Quando a pessoa sorri, o sorriso é desigual.
-
A correlaciona-se à fraqueza no braço. Um braço está fraco ou dormente. Quando a pessoa levanta ambos os braços ao mesmo tempo, um dos braços pode se inclinar para baixo.
-
S correlaciona-se à dificuldade de falar. Você pode observar a fala arrastada ou dificuldade para falar. A pessoa não consegue repetir corretamente uma frase simples quando solicitado.
-
T correlaciona-se à hora de ligar para a emergência. Se alguém apresentar algum desses sintomas, mesmo se desaparecerem, ligue imediatamente para a emergência. Anote a hora que os sintomas apareceram pela primeira vez.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.