Instruções de alta para cateterismo cardíaco
O cateterismo cardíaco é um procedimento invasivo para avaliar problemas cardíacos que envolvem as câmaras, valvas e vasos sanguíneos do coração. É colocado um tubo fino e flexível (cateter) em um vaso sanguíneo na sua virilha ou no seu braço. Quando o cateter for avançado para o coração, medições do coração podem ser feitas para avaliar o fluxo sanguíneo, a pressão e o oxigênio. O médico pode injetar fluido de contraste no seu sangue, que flui para o seu coração. É possível tirar radiografias do seu coração.
Geralmente, é realizada a "angiografia coronária" como parte de um cateterismo cardíaco, que procura áreas bloqueadas nas artérias que enviam sangue ao coração. Se for encontrado um bloqueio significativo, seu médico pode tentar abrir a artéria, o que geralmente envolve colocar um stent. O médico irá revisar os resultados do seu procedimento junto com você. Tire todas as dúvidas que tiver antes de ir embora. Esta ficha irá ajudá-lo a se cuidar em casa.
Cuidados em casa
-
Não dirija nem tome decisões importantes por, pelo menos, 24 horas após receber qualquer tipo de sedação ou anestesia.
-
Peça a um adulto responsável para levá-lo para casa após o procedimento.
-
Faça apenas atividades leves e fáceis nos próximos 2 ou 3 dias. Peça ajuda com as tarefas enquanto se recupera. Peça que alguém o leve até as consultas.
-
Não levante peso até que a equipe de saúde diga quando é seguro.
-
Pergunte à equipe de saúde quando poderá voltar ao trabalho. A menos que o trabalho envolva levantar peso, você pode ser capaz de retornar às atividades normais em alguns dias.
-
Tome seus medicamentos conforme indicado. Não pule nenhuma dose.
-
Beba de 6 a 8 copos de água por dia. Isso ajuda a eliminar o corante de contraste do seu corpo. Ligue para a equipe de saúde se sua urina apresentar alguma alteração na cor.
-
Meça sua temperatura diariamente durante 7 dias. Se sentir frio e estiver úmido ou começar a suar, meça sua temperatura imediatamente e ligue para sua equipe médica.
-
Verifique suas incisões todos os dias para ver se não há sinais de infecção. Por exemplo, vermelhidão, inchaço e secreção. É normal ter um pequeno hematoma ou inchaço no local onde foi inserido o cateter. Um hematoma que cresce não é normal e é preciso relatar à equipe de saúde. Se houver sangue se formando na incisão, ligue para o médico. Se tiver sangramento descontrolado no local da artéria, vá ao pronto-socorro. Isto acontece se tomar medicamentos que dificultam a coagulação do sangue. Por exemplo, aspirina, clopidogrel e varfarina.
-
Siga uma dieta saudável. Verifique se há baixo teor de gordura, sal e colesterol. Peça informações sobre a dieta à equipe de saúde.
-
Pare de fumar. Inscreva-se em um programa para parar de fumar ou peça ajuda à equipe médica. Esses programas podem salvar vidas.
-
Faça exercícios de acordo com as instruções da equipe. A equipe de saúde pode recomendar iniciar um programa de reabilitação cardíaca. A reabilitação cardíaca é um programa de exercícios no qual uma equipe treinada observa o progresso e o estresse do seu coração enquanto você se exercita. Pergunte para a equipe como se inscrever.
-
Não nade nem tome banho de banheira até que a equipe diga que está tudo bem. Você pode tomar uma ducha no dia seguinte ao procedimento. Mantenha o local limpo e seco. Isso evita que a incisão fique úmida e infeccione até que a pele e a artéria possam cicatrizar.
-
Siga todas as instruções de cuidados posteriores.
Cuidados de acompanhamento
-
Marque uma consulta de acompanhamento conforme aconselhado pela equipe. É comum ter uma consulta de acompanhamento 2 a 4 semanas após um procedimento de angioplastia ou colocação de stent coronário.
-
Faça uma consulta anual também. Isso garante que você ainda está bem e não tem novos sintomas.
-
Não espere por uma consulta de acompanhamento se os medicamentos não estiverem funcionando ou se tiver sintomas relacionados ao coração.
Quando buscar ajuda médica
Ligue para o seu médico imediatamente se tiver:
-
Dor no peito
-
Dor ou dormência constante ou crescente na perna
-
Febre de 38,0° C(100,4°F) ou mais, conforme indicado pelo médico
-
Sintomas de infecção. Por exemplo, vermelhidão, inchaço, secreção ou calor no local da incisão.
-
Falta de ar
-
Uma perna que está fria ou parece azul
-
Sangramento, hematomas ou muito inchaço onde o cateter foi inserido
-
Sangue na urina
-
Fezes escuras
-
Qualquer sangramento anormal
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.