Adaptando-se à gestação: primeiro trimestre
À medida que seu corpo se ajusta durante o primeiro trimestre de gestação, você pode precisar mudar ou limitar suas atividades diárias. Você precisará descansar mais. Também pode precisar usar a sua energia com mais sabedoria.
Mudanças no corpo
Quase todas as partes do seu corpo são afetadas durante a fase de adaptação à gestação. O útero e o colo do útero começarão a amolecer logo no começo. Você pode não aparentar estar grávida durante os primeiros 3 meses. Porém, é provável que apresente alguns sinais comuns de início de gestação:
-
Náuseas
-
Fadiga
-
Urinar com frequência
-
Alterações de humor
-
Barriga inchada
-
Constipação
-
Azia
-
Menstruação ausente ou leve (sangramento do primeiro trimestre)
-
Sensibilidade nos mamilos ou seios, e seios inchados
Não é tarde para começar a ter bons hábitos
O mais importante é proteger o seu bebê de agora em diante. Se você fuma, bebe ou usa drogas, agora é a hora de parar. Se você precisa de ajuda, converse com o seu médico:
-
Fumar aumenta o risco de um natimorto ou bebê abaixo do peso ideal. Se você fuma, pare agora.
-
Álcool e drogas têm sido associados a aborto espontâneo, defeitos congênitos, déficit intelectual e baixo peso ao nascer. Não beba álcool nem consuma drogas.
Dicas para aliviar as náuseas
Durante a gestação, as náuseas podem ocorrer a qualquer momento do dia, mas podem ser pior de manhã. Para ajudar a prevenir as náuseas:
-
Faça refeições pequenas e leves em intervalos regulares.
-
Beba líquidos com frequência.
-
Levante-se lentamente. Coma alguns biscoitos sem sal antes de se levantar da cama.
-
Evite odores que incomodem o seu olfato.
-
Evite alimentos apimentados e gordurosos.
-
Tome um picolé do seu sabor favorito.
-
Descanse bastante.
-
Pergunte ao seu médico sobre gengibre ou vitamina B6 para náuseas e vômitos.
-
Converse com o seu médico se estiver tomando vitaminas que incomodem o seu estômago.

Receios em relação ao trabalho
O fim do primeiro trimestre é uma boa hora para conversar com o seu empregador sobre seu trabalho durante a gestação. Siga as recomendações do seu médico se seu emprego exigir que você fique de pé por muito tempo, trabalhe com ferramentas perigosas ou fique sentada o dia todo. O seu ambiente, carga de trabalho ou horas programadas podem precisar de ajustes. Você pode mudar de postura corporal com mais frequência ou fazer intervalos extras.
Conselhos de viagem
Converse com o seu médico primeiro, mas o segundo trimestre pode ser o melhor momento para viajar. Pode ser recomendado que você evite certas viagens durante a gestação. Comidas e bebidas podem ser perigosos em países em desenvolvimento. Viajar de carro é uma boa escolha, pois você pode parar, sair do carro e alongar-se. Leve lanches e água na viagem. Use o cinto de segurança abaixo da barriga, sobre o quadril. Também use a parte diagonal do cinto.
Intimidade
A menos que recomendado pelo seu médico, não há nenhum motivo para evitar o sexo durante a gestação. Você ou o seu parceiro ou parceira podem notar mudanças de libido. A libido pode diminuir no primeiro trimestre devido às náuseas e à fadiga. No segundo trimestre, o sexo pode ser muito prazeroso. O terceiro trimestre pode ser um desafio em termos de conforto. Experimente posições diferentes para descobrir qual é a melhor para vocês.
Como questões cotidianas afetam a sua saúde
Muitas coisas no seu cotidiano afetam a sua saúde. Isso pode incluir transporte, problemas financeiros, moradia, acesso a alimentos e assistência infantil. Se não conseguir comparecer às consultas médicas, pode não receber o tratamento que precisa. Se tiver pouco dinheiro, pode ficar difícil pagar pelos medicamentos. E morar longe de um supermercado pode dificultar o acesso a alimentos saudáveis.
Caso tenha algum receio relacionado a essas ou outras áreas, converse com a sua equipe de saúde. Ela pode lhe indicar recursos locais que podem ajudar. Ou pode ter um membro da equipe que possa ajudar.